segunda-feira, 2 de junho de 2008

Seminário Estético e Histórico do Cinema Japonês

100 anos de imigração japonesa no Brasil, claro que vários eventos voltados a comemorar a data serão realizados durante todo o ano! Sorte daqueles que como eu não descende de japoneses e terão a oportunidade de participar e conhecer muito a respeito desse povo. E o MIS (Museu da Imagem e do Som) promove durante todo essa semana o Seminário Estético e Histórico do Cinema Japonês que será ministrado por Jean Albernaz. O objetivo do curso é criar um painel histórico e analisar esteticamente os diferentes momentos de um cinema que, mesmo tão visitado, ainda guarda seus mistérios. Roteiro do seminário:
Hoje, segunda-feira a programação inclui tópicos do “Cinema Pré-Guerra e o Cinema Clássico Japonês (Mizoguchi, Kurosawa, Ozu e Ochikawa)” e “Kurosawa e a criação da mitologia moderna americana: De Eastwood à Guerra nas Estrelas”.
Terça-feira - Dia de Noberu Bagu e a Nouvelle Vague Japonesa e os documentários de Kazuo Hara, com três estudos de caso.
Quarta-feira - O assunto será sexo, violência e subversão no cinema de exploração no Japão.
Quinta-feira - O cinema independente e o Art Theatre Guild e Shuji Terayama e a vanguarda anárquica.
Sexta-feira - E para fechar seminários com os temas “O medo da Tecnologia - A Ficção Cyberpunk e o Horror Japonês” e o Cinema Contemporâneo Japonês.
Interessou? Então as inscrições estão abertas e custam R$ 30,00. As aulas acontecem das 19h às 22h, por meio de textos, debates teóricos e apresentações de trechos de filmes.

Para quem se perguntou quem ira ministrar o curso, aí vai um breve curriculum:
Jean Albernaz é produtor audiovisual formado em Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pós-graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ele também apresentou na FM Regional o programa de música e cultura pop “Microfonia”, escreveu e dirigiu o curta-metragem de ficção “Estanque” e ministrou aulas de produção audiovisual para alunos do ensino fundamental e segundo grau.
O MIS - Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Afonso Pena, nº 2702. Em frente a praça do Rádio Clube!
Mais informações nos telefone: (67) 3325 1530. (Com informações da assessoria da FCMS)

Nenhum comentário: